Escrevi esse artigo a fim de publicar nesta semana, próximo do dia internacional da felicidade que é depois de amanhã. o COVID-19 surgiu estrondosamente e falar de felicidade hoje parece um pouco “fora de contexto”.

Mas será que é mesmo? será que não podemos utilizar desse momento para refletir nas nossas ações e na forma como vemos trabalho e felicidade? refletir e se conectar nunca é demais e, às vezes, são nos momentos mais desafiadores que fazemos isso com maestria. Se você tem o privilégio de estar em casa, utilize seu tempo para fazer coisas que te acrescentarão e que te deixarão ainda mais forte quando tudo isso passar, e vai passar!

O tema work-life balance vem chamando cada vez mais atenção dos profissionais, se conhecer e buscar caminhos que nos ajude a equilibrar os pratinhos do dia-a-dia, priorizando coisas e gerando satisfação em nossas vidas é um desafio diário e requer esforço. Esforço, inclusive, de refletir em ações e práticas que podemos adquirir, dentro do contexto de cada um, para ter mais equilíbrio e aumentar resultados.

Um dos pontos que defendo quando falo de desenvolvimento profissional é que as pessoas não liguem o piloto automático e não se comparem com a rotina e carreira do vizinho. Isso faz com que as pessoas não pensem e apenas copiem coisas que, muitas vezes, não faz sentido para elas. É importante ir atrás de informações e conceitos que façam sentido para você e sua carreira. Outra coisa que incentivo é que, embora haja conhecimento fácil na internet, não deixem de ler. A leitura é um hábito saudável para a mente, que nos traz pelo olhar e exemplos do autor, outras formas de pensar e agir, aumenta o repertorio e ajuda na comunicação e escrita, que anda meio esquecida por aí.

Dessa forma, trago dicas de 6 livros que já li e recomendo. Eles tratam de temas, que de alguma forma, impactam na nossa rotina e trazem ensinamentos e insights de como podemos equilibrar aspectos entre nossa vida pessoal e profissional, gerando maior produtividade e realização!

 

Dicas de Livros:

#1- A tríade do tempo, do Christian Barbosa- o livro que aborda o equilíbrio entre família, trabalho e vida pessoal, promovendo relatos e dicas de um modelo para organizar sua vida e aumentar a produtividade e o equilíbrio entre essas três esferas. É uma leitura de linguagem simples e prática e traz vários exemplos cotidianos, com foco em planejamento e gerenciamento de tempo, que podemos ajustar imediatamente na nossa rotina.

 

#2- Ouse- Fazer o bem, se divertir e ganhar dinheiro, do Richard Branson- o livro aborda as transformações que estão ocorrendo nas grande companhias e como a visão de respeito entre as pessoas, colaboração e visão de equidade, sustentabilidade e significância podem gerar impacto positivo no desempenho profissional e satisfação na vida pessoal. Uma boa leitura para rever propósitos, estimular a criatividade e explorar novas formas de fazer negócios.

 

#3- A coragem de ser imperfeito, da Brené Brown- esse livro aborda o poder na vulnerabilidade e como ela pode refletir em uma maior abertura para aprendizados e tolerância dentro das companhias. Nesse livro Brené traz, com muita sensibilidade, a necessidade que temos em nos mostrar fortes e prontos o tempo todo e o quanto isso pode impactar negativamente nosso desempenho a longo prazo. Reconhecer nossos pontos fracos e redimensioná-los pode ser uma grande chave para o crescimento.

 

#4- Vida e Carreira – Um Equilíbrio Possível? de Mario Sergio Cortella e Pedro Mandelli- esse livro é muito legal e defende que não é possível separar a vida pessoal da profissional, mas que é possível encontrar um equilíbrio entre ambas. Excelente para perceber os impactos que se gera ao separar esses conceitos, abordando temas como carreira, valores, felicidade, o impacto da tecnologia na vida e na carreira das pessoas.

 

#5- Casais inteligentes enriquecem juntos, do Gustavo Cerbasi- esse livro aborda temas estruturais de famílias bem-sucedidas financeiramente, embora o livro trate de casais, ele traz ensinamentos e visões de investimentos e gerenciamento financeiros bastante interessantes. É um livro de leitura simples e com exemplos que facilitam o entendimento. Muitas pessoas, se tornam altamente estressadas por conta de um desequilíbrio financeiros em suas casas. Esse stress pode impactar diretamente na sua saúde, qualidade dos relacionamentos e altíssima queda no rendimento profissional.

 

#6- Inteligência emocional no trabalho, Hendrie Weisinger- Li esse livro há alguns anos, quando nem entendia muito do tema e reli recentemente com outra maturidade e outo olhar. Para mim, é fato que quando você se conhece e sabe gerenciar as suas emoções, você determina o tamanho da sua satisfação e do seu sucesso. O livro não é o mais simples que já li sobre I.E, mas gosto dele por conter histórias e exemplos, além de exercícios práticos para refletir nas emoções e atitudes no ambiente de trabalho.

 

Lembrem-se: “Today a reader, tomorrow a leader”

 

Se cuidem e boa leitura!